01 junho, 2011

QREN: SI Inovação / Inovação Produtiva - MOBI E

Encontram-se abertas, até ao 22 de Agosto de 2011, as candidaturas ao Sistema de Incentivo à Inovação - Inovação Produtiva MOBI-E (Pólo de Competitividade e Tecnologia das Indústrias da Mobilidade).

Objectivos e Prioridades
Constitui objectivo específico do presente concurso o estímulo ao aproveitamento do potencial de desenvolvimento de novas actividades no País sustentadas pelo programa de mobilidade eléctrica, através do incentivo à produção de veículos eléctricos e dos respectivos componentes e software e ainda a produção de equipamentos e prestação de serviços relevantes para a rede de mobilidade eléctrica.
Os projectos de investimento devem ainda justificar detalhadamente a sua relevância para a concretização dos objectivos do Pólo de Competitividade e Tecnologia das Indústrias da Mobilidade, tendo presente que este Aviso se destina apenas aos projectos inseridos no referido Pólo.

Tipologia de Projectos a Apoiar
As tipologias de investimento de inovação a apoiar enquadram-se na alínea a) e b) do n.º 1 do artigo 5.º do Regulamento do SI Inovação, abrangendo os investimentos em novos produtos ou processos, com intervenção relevante em pelo menos uma das seguintes áreas:
  • Aquisição e transferência de tecnologia;
  • Engenharia e desenvolvimento de produto ou processo (incluindo capacidades laboratoriais);
  • Produção de novos produtos e soluções inovadoras;
  • Internacionalização, incluindo a participação em redes de fornecimento integrado de soluções de mobilidade eléctrica.