13 junho, 2011

Dia da Propriedade Industrial

A TecMinho - Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, em parceria com o Avepark - Parque de Ciência e Tecnologia SA e o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), promove no dia 16 de Junho, o próximo Dia da Propriedade Industrial direccionado para as empresas.

O Dia da PI surge como uma oportunidade para os participantes obterem noções sobre a Propriedade Industrial, mais especificamente na modalidade de Patentes e Modelos de Utilidade. Para o efeito, contar-se-á com a presença da Engª Roxana Onofrei, licenciada em Engenharia Industrial e examinadora de patentes do INPI desde 2007.

Nesta sessão serão discutidos tópicos que permitam ao participante reconhecer o papel activo da inovação no crescimento das empresas, a relação directa entre propriedade industrial e inovação, e igualmente perceber a importância de definir estratégias de inovação e de portfólio de patentes. Dos vários tópicos a serem abordados, salientam-se:

- Quais os riscos de inovar e de não inovar;
- Quais as vantagens de proteger os resultados de I&D;
- Como explorar esses resultados através de patentes;
- O que é ou não patenteável;
- Como patentear uma invenção;
- Outras possibilidades de protecção como o Segredo e a Confidencialidade.

A sessão terá lugar no Avepark (Taipas, Guimarães). A entrada é livre, mas necessita de inscrição prévia até dia 14 de Junho de 2011. 

O programa, bem como o formulário de inscrição, encontram-se disponíveis no website da TecMinho.