08 abril, 2011

PEJENE 2011

A Fundação da Juventude, em parceria com o IAPMEI - Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação, o IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional, o IPJ - Instituto Português da Juventude e a Companhia de Seguros Tranquilidade, encontra-se a promover a 19ª edição do PEJENE - Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior nas Empresas.

De âmbito nacional, este programa de estágios destina-se, exclusivamente, aos estudantes do ensino superior que se encontram a frequentar o penúltimo ano dos seus respectivos cursos. Os estágios, que decorrem entre os meses de Julho e Setembro, permitem aos jovens um primeiro contacto com o mundo real do trabalho, requisito fundamental para futuras contratações. Por sua vez, as empresas passam a:
  • Dispor de colaboradores temporários com elevada formação;
  • Seleccionar potenciais colaboradores;
  • Promover a ligação entre o mundo empresarial e as universidades;
  • Integrar um projecto com elevado prestígio e divulgação entre os jovens universitários.
As candidaturas estão já abertas on-line, decorrendo até 21 de Abril para as empresas e a partir de 26 de Abril para os jovens estudantes. Os resultados finais serão conhecidos no final do mês de Maio.

O PEJENE existe desde 1992, tendo propiciado, desde então, perto de 2000 estágios, envolvendo cerca de 1000 empresas de todos os sectores de actividade e apresentando uma taxa de empregabilidade indirecta que ronda os 60%.