05 abril, 2011

Iniciativa EUREKA

O que é a Iniciativa EUREKA?
Fundada em 1985, para desafiar a crescente migração de I&D e inovação industrial para os países asiáticos e norte-americanos, a EUREKA reúne agora 39 países membros e conta também com a União Europeia como seu membro n.º 40.
Juntos promovem a investigação orientada para o mercado internacional e a inovação através do apoio que oferecem às pequenas e médias empresas, grandes indústrias, universidades e institutos de investigação. Através da EUREKA, estas organizações estão a introduzir novos produtos, processos e serviços no mercado, ajudando a tornar a Europa economicamente forte e socialmente saudável.

Objectivos
- Estimular a produtividade e a competitividade da indústria europeia, promovendo a ligação entre as empresas que produzem produtos e serviços, as instituições de Investigação & Desenvolvimento e as Universidades.
- Promover a cooperação entre empresas e institutos para que desenvolvam em conjunto produtos tecnologicamente inovadores com perspectiva de mercado a nível europeu e mundial.

O que é preciso para avançar com um projecto EUREKA?
- Ter como objectivo desenvolver um produto, serviço ou processo com recurso a tecnologias avançadas e com boas perspectivas de mercado;
- Envolver parceiros de, pelo menos, dois países membros do EUREKA;
- Ter o financiamento assegurado pelos parceiros ou por financiamento público dos governos envolvidos.

O secretariado EUREKA ajuda na identificação de potenciais parceiros internacionais e na procura de fontes de financiamento público e privado.


Mais informações sobre este projecto:
EUREKA em Portugal: http://eureka.adi.pt
EUREKA na Europa: http://www.eurekanetwork.org